Prática de Pesquisa I e II

NESFI – Integração com o Curso de Ciências Sociais: disciplinas Prática de Pesquisa I e II.

Mantendo sua característica histórica de integração com a graduação, alunos do Curso de Ciências Sociais se vinculam ao Núcleo de diversas formas. Além de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFSC/CNPq) e realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, o Núcleo acolhe alunos para a realização das disciplinas de Prática de Pesquisa I e II.

Os acadêmicos se vinculam a um dos projetos de pesquisa que está em desenvolvimento dentro do Núcleo e nesta prática participam das diferentes etapas da realização da pesquisa, estudam os aspectos teóricos e metodológicos, contribuem para a revisão bibliográfica e na coleta e análise de dados. Os participantes da prática estudam e discutem o projeto em execução com seu coordenador, para alcançar um entendimento pleno do objeto da pesquisa em seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos. Passo seguinte, analisam e discutem alguns textos principais e treinam a pesquisa bibliográfica em fontes como Periódicos Capes, Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal) e Biblioteca Virtual Clacso. Com isto contribuem para atualizar o levantamento bibliográfico do projeto de pesquisa. Em seguida se envolvem na parte empírica da investigação geralmente uma busca de dados em documentos e publicações de organizações privadas, governamentais e multilaterais.

Um exemplo disso foi o levantamento da composição das diretorias das entidades de classe dos banqueiros na América Latina e mais recentemente pesquisa sobre os grupos financeiros no Brasil. O objetivo é realizar uma prática de coleta de dados planejada de forma a ir organizando ao mesmo tempo sua sistematização. Os alunos são estimulados a ir elaborando suas próprias análises a partir dos dados coletados e das leituras teóricas realizadas. Esses resultados são discutidos entre todos os que estão na prática de pesquisa.

Além dos procedimentos mais comuns na realização de pesquisa, o Núcleo se caracteriza por uma aplicação de certa forma pioneira no âmbito do curso que é a Análise de Redes Sociais, com o uso do programa Ucinet6. O aluno da prática é estimulado a adquirir uma competência básica no uso desde software e sua aplicação nas pesquisas.

Como parte da prática de pesquisa, os alunos devem participar das reuniões quinzenais do Núcleo que permite uma positiva interação com graduandos que são bolsistas de iniciação científica ou estão realizando TCC, além de mestrandos, doutorandos e docentes pesquisadores. A realização de mutirões de pesquisa é uma das atividades contempladas nessas reuniões quando os membros do Núcleo se envolvem no apoio a um projeto específico em andamento (pode ser um TCC, uma dissertação ou tese ou primeira versão de um artigo). Este é um momento muito rico de aprendizado para os alunos da prática de pesquisa. Ao final devem produzir um relatório próprio sobre a prática realizada ao longo do semestre.