Convênios e Parcerias

• CLACSO – GT Estudios sobre EEUU

Desde 2014, o NESFI estabeleceu relações com o GT Estudios sobre EEUU, formado no âmbito do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). O coordenador do NESFI, professor Ary Minella, passou a integrar o GT e participou de reuniões e atividades do mesmo em vários eventos, como o Congresso Latino-Americano de Sociologia (Santiago, Chile, 2013), XIV Congreso Centroamericano de Sociología (Panamá, setembro de 2014), a VII Conferência do CLACSO em Medellín (Colômbia, novembro de 2015). Em 2016 contribuiu com um capítulo em coletânea publicada pelo GT no âmbito do CLACSO. Obra também publicada em 2017 pela Editora Siglo XXI, do México. Ainda neste ano, o coordenador do Núcleo participou no planejamento das atividades do GT programadas para serem apresentadas no Congresso Latino-Americano de Sociologia, em Montevidéu no ano de 2017. Participam do GT Estudios sobre EEUU pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Panamá, Brasil e México e sua produção tem sido expressiva nos últimos anos com vários livros publicados. Membros do NESFI também participaram de programas de Pós-doutorado e estâncias no exterior.

• Universidade de Lisboa

No período de agosto de 2015 a julho de 2016, o subcoordenador do Núcleo, Valdir Alvim, doutor em Sociologia Política pelo Programa e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC realizou Pós doutoramento em Sociologia Econômica no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-UTL) da Universidade de Lisboa (ULisboa), com orientação do prof. Dr. José Maria Carvalho Ferreira. Desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado “Expansão financeira e crises na formação econômica do Brasil: o caso dos acordos de Portugal com instituições financeiras holandesas e inglesas no contexto dos ciclos sistêmicos de acumulação: século XVI ao XIX”. Durante o período no exterior apresentou o trabalho: “As Contribuições da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais” no Workshop Sustentabilidade, Terceiro Setor e Redes Sociais em Debate, realizado no SOCIUS/CSG/ISEG (fevereiro de 2016) e “O NESFI/UFSC e a Análise Sociopolítica do Sistema Financeiro” no 1º Fórum de Investigação CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (março 2016) que permitiu apresentar o NESFI como opção de um núcleo/rede de investigação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O SOCIUS é uma unidade de investigação creditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, e desde 1999 é classificada como “Excelente” no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

• FLACSO – Equador

A doutora Leticia Cristina Barbosa, integrante do Núcleo, realizou doutorado sanduíche junto à Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO – Equador), como professora investigadora convidada, desenvolvendo pesquisa de campo em Quito, como parte do seu projeto de tese denominado “A política de promoção de um modelo de democracia dos Estados Unidos na América Latina e o papel do National Endowment for Democracy (NED): o caso do Equador”. Contou com a supervisão do Professor Franklin Ramírez e apresentou o trabalho “Las redes transnacionales y confluencia perversa: el diseño de políticas públicas desde la sociedad civil” no I Congresso Equatoriano de Ciências Políticas, em setembro 2016 e “Redes transnacionales, acción colectiva y sociedad civil: análisis crítico de la promoción de la democracia y los derechos humanos en Ecuador” no Coloquio de Investigación en Sociología Política do Departamento de Estudos Políticos da FLACSO em novembro de 2016.

• University of London

Ao longo de 2016, o doutor Rodolfo Dias, também integrante do Núcleo, estabeleceu contato com pesquisadores europeus que resultou em convite para realizar estágio de três meses (janeiro – março de 2017) com Alfredo Saad Filho, Professor de Economia Política no Department of Development Studies, School of Oriental and African Studies, University of London. Esta estância se integra ao desenvolvimento de aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao projeto de doutorado intitulado “Os grupos financeiros privados nacionais na dinâmica sociopolítica brasileira (2002-2014)”. Além do referido professor, recebeu resposta positiva para um diálogo com o Prof. John Scott, que possui trabalhos tanto na pesquisa sobre grupos financeiros como também manuais sobre a utilização do método de Análise de Redes Sociais (autor do trabalho bastante referenciado chamado “Social Network Analysis: a handbook”).