NESFI no México
Os professores membros do Nesfi, Dr. Ary Minella e Dra. Letícia Barbosa, participaram da 9ª Conferência Latino-Americana y Caribenha de Ciências Sociais realizada na cidade do México de 07 a 10 de junho de 2022. Com o tema “Tramas de las Desigualdades en América Latina, Saberes, luchas y transformaciones”, o evento reuniu mais de 3500 conferencistas em mil atividades desenvolvidas nas dependências da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
Na ocasião, nossos nesfianos participaram de várias atividades já pré-definidas dentro da programação do Grupo de Trabalho (GT) do CLACSO “Estudos sobre Estados Unidos”, do qual são integrantes. A primeira foi a reunião do próprio GT, com uma pauta que incluiu um relato das atividades realizadas nos últimos dois anos, a composição do GT e sua continuidade para um novo período e outras deliberações, como a edição dos próximos Boletins editados pelo Grupo. A próxima edição (número 7), com a coordenação de Letícia Barbosa e Leandro Morgenfeld, abordará “La Cumbre de las Américas de Los Ángeles: entre las exclusiones y las resistencias”, enquanto o número 8 tratará dos Estados Unidos no contexto da Guerra Rússia-Ucrânia. Para este número, Ary Minella escreveu um informe sobre as conexões do governo, fundações e corporações estadunidenses com os think tanks daquele país do leste europeu.
Outra atividade importante foi o lançamento do livro “El legado de Trump en un mundo en crisis”, no qual os membros do NESFI, Letícia Barbosa e Ary Minella, são autores de capítulos.
Coordenado por Leandro Morgenfeld e Mariana Aparicio Ramírez, o livro é uma coedição CLASCO e Editora Siglo XXI e está à venda nas livrarias especializadas e pode ser baixado gratuitamente na Libraria CLACSO.
O Capítulo escrito por Ary Minella fala sobre a “Intervención en el exterior en la era Trump: acciones del Center for International Private Enterprise (CIPE) en América Latina” e Letícia Barbosa escreveu sobre “As contradições na política de promoção da democracia e o papel da National Endowment for Democracy (NED) na administração Trump”. O momento do lançamento do livro foi também a oportunidade de homenagear a Marco A. Gandásegui (h.), dedicando a ele esta obra coletiva. Sociólogo panamenho, Marco foi o fundador e coordenador do GT e faleceu no dia 24 de abril de 2020.
A apresentação de trabalhos se deu na mesa 317, organizada pelo GT Estudos sobre Estados Unidos e os trabalhos apresentados pelos membros do NESFI foram: “O estudo das relações internacionais dos Estados Unidos da América com o uso da metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS)”, pesquisa de autoria de Letícia Barbosa, e “Think tanks latinoamericanos y sus conexiones con Estados Unidos”, estudo que está a cargo de Ary Minella.
Entre outras atividades do GT destaca-se a realização do painel 19, em conjunto com o GT China e o mapa do poder mundial, que analisou a crise de hegemonia dos Estados Unidos, o ascenso da China e a disputa pela América Latina. Em outros painéis, foram intercambiados ideias e interesses de pesquisa devido aos temas compartilhados, surgindo propostas de pesquisas em conjunto. A realização do evento na UNAM teve particular significado para Ary Minella, pois foi nesta instituição acadêmica mexicana que concluiu seu doutorado em Estudos Latino-americanos.
Foto: Lançamento do livro e exposição de outras obras produzidas pelo GT Estudos sobre Estados Unidos.